29 de dezembro de 2010

Posicionamento II - Quem é você?

Você, alguma vez na vida, já se fez a seguinte pergunta: "quem sou eu?". Ou então, mais interessante ainda, você já fez essa mesma pergunta para as pessoas de seu convívio? Tenha certeza de que a resposta dessas pessoas, que constituem os seus públicos de interesse, refletirá um pouco sobre como as mesmas lhe enxergam, ou seja, como você está definido na mente delas.
Esse é mais um exemplo muito comum de como os conceitos de Relações Públicas estão presentes o tempo todo em nossa vida. E, agora que aqui falamos até hoje sobre o Blog do Futuro RP, é hora de voltar a falar de Posicionamento, só que com o foco voltado para nossa vida (para ler o post anterior sobre Posicionamento clique aqui).
Não importa se você não é um profissional de comunicação ou de marketing, a ação de se posicionar está presente em sua vida. Será que você percebe isso, e se importa com esse fato? Afinal, tudo que fazemos constrói nosso posicionamento, ou seja, a maneira como estamos posicionados na mente das pessoas, o que implica as impressões, percepções, e sentimentos das mesmas a nosso respeito. Cada ação em nosso dia a dia comunica um pouco sobre o que somos e forma nossa imagem, seja ela positiva ou negativa; coisas como: nosso modo de falar, de se comportar, agir, e se relacionar; as pessoas com quem temos amizades; os lugares que frequentamos; as roupas que usamos; as decisões que tomamos; enfim, tudo aquilo que parte de nós nos posiciona perante nossos públicos de interesse (família, amigos, colegas de profissão, vizinhos, religião, etc.).
Diante dessa realidade, vale dizer que não só os relações-públicas se importam com isso, pois o posicionamento deve importar a cada um de nós, afinal, é através dele que os outros constituem uma opinião pública a nosso respeito, e isso interfere muito em uma série de situações de nossa vida: o emprego que conseguimos, as amizades que mantemos, os relacionamentos pessoais e amorosos que conseguimos, o prestígio e reconhecimento em nossos meios, entre outras coisas que contribuem para que vivamos bem e feliz.
Isso nos mostra mais uma função de Relações Públicas que está presente em nossa vida, e ajuda a perceber que entender essa profissão é simples e interessante. Pois, em nosso caso, nós mesmos cuidamos de nosso posicionamento (mesmo que não estejamos conscientes disso), mas, no mundo dos negócios, a atuação de um RP formado e capacitado é de extrema importância para empresas, produtos, e pessoas, a fim de que esse alguém ou algo dissemine a mensagem de maneira correta e construa uma boa imagem.
Sendo assim, o RP também é o profissional responsável por definir e gerenciar o posicionamento de algo ou alguém perante seus públicos de interesse.

Espero que vocês tenham entendido quão importante é se posicionar, e, se precisar, contem com a ajuda de um RP. Isso pode fazer toda a diferença em sua vida!

Até a próxima troca de ideias! Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário