9 de abril de 2011

LipDub ESAMC Sorocaba

Nessa sexta-feira aconteceu algo, no mínimo, interessante. Entrei no Twitter e vi que a hastag #lipdubesamc estava entre os Trend Topics do Brasil, que constituem um "ranking" dos assuntos do momento mais comentados no Twitter. Tratava-se do vídeo produzido pelos alunos de Comunicação Social do 7º semestre da ESAMC Sorocaba (@EsamcSoro), mostrando a faculdade ao som da música "Abra a felicidade", famosa nos comerciais da Coca-Cola. Para quem não sabe, o LipDub virou febre no mundo todo, com os alunos que mostram sua faculdade sob uma performance ao som de uma música.

     Fiquei curioso para ver o vídeo do LipDub finalmente feito por uma das unidades da ESAMC, então fui conferir o resultado. E não gostei. Já vi vários outros vídeos de LipDub de outras faculdades e achei que o da ESAMC ficou aquém dos demais, pois, por mais que a produção tenha ficado boa, não ficou atrativa, interessante, e muito menos inovadora. Além de repetir a música várias e várias vezes, os alunos apenas fizeram bagunça, não apresentaram nada de novo, nada que prendesse, de fato, a nossa atenção. Eu estava aos 3 minutos e meio do vídeo e não acreditei quando vi que o mesmo ia até 8 minutos, só terminei de ver porque era da ESAMC, do contrário, teria dispensado no mesmo momento.

Mas o acontecimento interessante veio depois que twittei minha opinião sobre o vídeo em meu Twitter (@futuroRP). Vejam o que twittei abaixo:



     Logo após ter feito essa crítica, recebi vários replies do pessoal da ESAMC Sorocaba me criticando, desafiando a fazer melhor, e xingando. Confesso que não esperava os xingamentos, logo de alunos da ESAMC, mas o objetivo desse post não é me defender dos comentários, afinal, meu Blog não é para isso. O objetivo é falar sobre Relações Públicas, e gostaria de comentar o fato de que recebi comentários criticando minha posição como Futuro RP. Vejam:


     Como esse Blog é destinado a tornar a profissão de RP mais familiar às pessoas, gostaria de comentar essas críticas que me fizeram, com as quais fiquei admirado, afinal, não esperava esses comentários de pessoas que, espero, saibam o que é um RP.

     Primeiramente, é um mal de grande parte dos comunicólogos a dificuldade de aceitar críticas. Isso é clássico! Todos adoram ouvir que a criação está ótima, que atingiu o target, que sua estratégia é boa... Mas detestam ouvir críticas. É claro que temos que reconhecer o esforço do pessoal, que reuniu 300 pessoas para produzir um vídeo que foi roteirizado e editado, mas isso não quer dizer que TODOS irão gostar. E mais: isso não quer dizer que o RP precise gostar, elogiar, e só "falar bem" para manter bons relacionamentos.

     Muitas vezes, é preciso criticar, reprovar, e apontar os erros de uma situação para refazê-la, e, é claro, ser melhor. Afinal, não é por meio de críticas que sabemos o que precisamos melhorar? Dizer que eu não tenho talento para ser RP ou que preciso estudar relacionamentos pelo fato de não ter gostado do vídeo não é uma boa argumentação, pois o RP não é um profissional "bonzinho" que procura "agradar" a tudo e a todos para construir boas relações, muito pelo contrário, o RP tem a transparência como princípio, e precisa ser verdadeiro para construir relações saudáveis.

     Além disso, as mídias sociais trazem à tona um fenômeno de comunicação com o qual as empresas precisam saber lidar: que é a possibilidade de interagir, de se manifestar acerca de um tema. Acabou o modelo hipodérmico da comunicação de massa, atualmente qualquer um que tenha acesso à internet pode expressar sua opinião. Frente às expressões de seus públicos de interesse, as empresas precisam ter bons RPs para monitorar essas interações e saber como se posicionar perante essas situações.

     Nesse caso, rebater comentários e criticar aqueles que se manifestam acerca de suas ações não é interagir de forma correta e saudável, e sim ir contra o objetivo da mídia social. Então, acredito que sejam os colegas da ESAMC de Sorocaba que precisam estudar relacionamentos e desenvolver talento para ser RP.

Além desses, tiveram aqueles que misturaram outros assuntos que não tinham NADA a ver com a coisa toda:


Tiveram aqueles que me desafiaram a fazer melhor:



E, lamentavelmente, tiveram os xingamentos:



     Enfim, pessoal. Esse case mostra uma ideia errônea acerca do comportamento nas mídias sociais e sobre o comportamento que as pessoas acham que um RP precisa ter. E, é claro, o mal de todo comunicólogo de não saber receber críticas.

Abaixo, deixo o vídeo para você dar a sua opinião. Ah, e fiquem à vontade para comentar, afinal, eu não vou xingar e nem fazer represálias às possíveis críticas.





Imagens retiradas de: http://twitter.com/#!/futuroRP 

45 comentários:

  1. Lamentável.. antes de TUDO, aprende a escrever no mínimo o português correto e aprende que o sujeito "O #LipDubEsamc" concorda com o verbo "mostrar" no singular. :)
    Espero ter ajudado no seu sonho de ser um futuro RP, ensinando a você um princípio básico pra qualquer profissão que queira seguir: ESCREVER.
    O resto me parece que o Marra já tentou ensinar, como bom professor que ele é. Se você não quis aprender, é uma pena..

    ResponderExcluir
  2. Amanda,

    Agradeço pelo comentário, mas sua dica de português está errada. No período em questão, perceba que o verbo "mostrar" não se refere a "LipDub", e sim a "alunos". Por isso, fica assim:
    "...o LipDub virou febre no mundo todo, com os ALUNOS que MOSTRAM sua faculdade...".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. faz um favor pro Mundo.. aprende um pouco sobre relações interpessoais, e até sobre o receber criticas, vc criticou a esamc e ela te criticou... abaixa a cabeça e fica quieto!
    sai do computador e vai fazer algo de util da sua vida, e quem sabe até consiga ser um futuro rp de sucesso.. mas esse sucesso esta longe do que suas mãos podem sequer alcançar... mas relaxa.. fica tranquilo.. talvez vc aprenda algo nessa vida.. ou não.. mas vc pode sempre começar de novo... se tiver Amigos, e digo AMIGOS, daqueles que vc pode contar pra todas as horas, peça ajuda pra alcançar seu futuro, liga pra eles... estabelece contato, faz bagunça... VIVA UM POUCO!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, ela estava não estava se referindo a esta frase, era ao seu tweet ''O #lipdubesamc da @EsamcSoro mostram alunos fazendo bagunça. E apenas isso (...)''.
    Não sei como você conseguiu confundir, é completamente impossível deixar passar um erro desses. Você simplesmente piorou o que já doeu de ouvir.
    Espero ter ajudado você também a entender o que a Amanda queria dizer.
    Boa Sorte nos estudos, você vai precisar!

    ResponderExcluir
  5. Bom, na verdade você não entendeu que a frase a ser corrigida é:
    "O #lipdubesamc da @EsamcSoro mostram alunos fazendo bagunça. (...)"
    Como já disse, seria MOSTRA. Corrigi a frase mais importante de toda a situação, onde você critica o vídeo no twitter sem possuir propriedade para tanto. Claro, cada um pode ter sua opinião, assim como o @Leoporto14, que acha que você é um bobão.

    ResponderExcluir
  6. Para entender o contexto´, o professor Chimi(Chiminazo) faleceu ano passado, e neste vídeo há uma homenagem ao porfessor. A Esamc precisava dar uma renaimada em seus eventos. Este foi um trabalho dos alunos do 7º semestre que ficou muito bom! mas todo mmundo é livre para expressar sua opnião.

    ResponderExcluir
  7. Fale bem ou fale mal, fale da gente. ESAMC Sorocaba dominou! #LipDubESAMC

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, realmente o twitte tem o erro apontado, mas isso não dá prioridade a vocês de criticar da forma como o fazem. Afinal, é igualmente fácil apontar diversos erros nos comentários que vocês mesmos fizeram no meu Blog.
    A questão é, como uma simples opinião contrária ao "gosto" do pessoal de Sorocaba causou tanta indignação. Continuo vendo profissionais incapazes de lidar com a crítica, lançando mão de outras questões apenas para atingir quem critica, e fazendo uso de termos de baixo calão e ofensivos para se defender.
    É uma pena que a ESAMC de Sorocaba tenha pessoas assim, tão contrárias a adversidade de opiniões.

    ResponderExcluir
  9. O problema é que a crítica é sem fundamento. Como o Calixto disse, tente juntar 300 pessoas e filmar aquela "bagunça" por 8 minutos e ter o produto final como resultado. Não é uma coisa fácil. Dizer que o vídeo mostra alunos fazendo bagunça, depois de todo o planejamento e todo trabalho que foi feito, é quase uma ofensa. Desde o começo todos sabiam que não teríamos apenas críticas positivas, saberíamos que teriam pessoas que não iriam gostar do vídeo, mas se você esperava que após denegrir todo o trabalho feito, ficássemos calados, então você realmente precisa trabalhar suas relações interpessoais.
    No mais, boa sorte no caminho de se tornar um RP.

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo te criticou, abaixa a cabeça e fica quieto. ;)

    ResponderExcluir
  11. Gabriel,
    Minha crítica não é sem fundamento, e sim apenas uma opinião pessoal. Já pensou se você fosse atacado toda vez que criticasse algo? O que acontece é que vocês são todos da ESAMC, trabalharam por esse vídeo, e sei que é difícil ouvir críticas. Mas precisam estar abertos a isso, pois o mundo não é só elogios. Xingar uma pessoa que não elogia algo que fazemos não é nada ético.
    E nunca esperei que vocês ficassem calados, afinal, abri esse espaço no Blog e estou lendo cada comentário. Estou justamente aberto à troca de ideias. Percebe que até o momento ninguém me perguntou do que eu não gostei no vídeo, e apenas criticaram?
    De qualquer forma, agradeço pelo comentário, pois você foi o único até o momento que soube trocar ideias de forma adequada nesses comentários.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi Wagner, não da pra acreditar nesses comentários. Você só disse que não gostou do vídeo, não entendi a reação das pessoas. Você é obrigado a gostar? O pior são as reações agressivas ou quando é citado inveja. Ah, faça-me o favor, inveja é argumento de quem não tem argumento. Sentir inveja de um vídeo? As pessoas estão achando que você é cineasta agora? Rs. Se estas pessoas te conhecessem melhor saberiam que você não é, nem nunca foi um troll. Sinceramente não entendi o motivo de tanta sensibilidade.

    ResponderExcluir
  13. o que você não gostou no vídeo?

    ResponderExcluir
  14. Agora que vi que você é da ESAMC Campinas. Só digo uma coisa: INVEJA. Assim como outros dae colocaram, mas diferentemente eles assumiram a inveja e queriam ter um aee

    Comentário de aluno dae: "a gente bem que podia ter essa PUTA estrutura e esse PUTA incentivo na Esamc Campinas , que vamos combinar está caindo aos pedaços.."

    Valeu amigo, ai é a sede, mas quem domina é Sorocaba, que teve nota máxima no conceito do MEC. A ESAMC Sorocaba engrandeceu as outras ESAMCs.

    Fica com a inveja, a gente fica com os créditos, com os TTs, méritos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. A única coisa que resta agora é reconhecer que a sua forma de expressar sua opnião não foi lá tão bacana, muito menos a nossa.. porem como ja foi dito ai.. MUITO TRABALHO E PLANEJAMENTO, e como prova aquela lei fisica de Newton, toda Acção causa uma reação... vc acionou sua opnião.. agora aguenta nossa reação.. e o fato de vc não ter gostado de algo pontual do video não muda em nada a forma com que vc se colocou.. mas po.. olha que legal.. todo mundo aprendeu com vc.. aprendemos a:
    - não ser tonto
    -- a não se colocar de forma errada
    ---a não mexer com algo tão valioso, quanto esse trabalho, pro nosso pessoal...

    mas isso foi bom.. todos cresceram...
    sucesso aii nessa vida falida...

    ResponderExcluir
  16. Raissa,
    Não gostei do vídeo porque ele não apresentou nada de novo, simplesmente fizeram bagunça ao som da música, que foi repetida várias e várias vezes, o que deixou o vídeo longo e cansativo. Nos outros LipDubs, repare que os alunos colocaram elementos diferenciados que deram algum ar inovador ao vídeo.

    Camila,
    Concordo com você, não existe inveja ou rivalidade alguma, apenas expressei minha opinião pessoal, como já fiz diversas vezes em outras situações, mas com pessoas que souberam dialogar.

    Quanto aos outros comentários, só posso dizer que estou impressionado com o nível das palavras utilizadas e com a intenção de agredir do pessoal de Sorocaba. Pergunto-me o que estão ensinando a vocês sobre lidar com a crítica. Será que também vão tratar um cliente assim quando ele criticar algum trabalho? Acho uma pena, pois poderia ser apenas uma troca de ideias, visto que não usei de palavras ofensivas ou comentários da baixo nível em momento algum.

    ResponderExcluir
  17. Gente, o q significa isso tudo? Vcs estão achando q a gente vive numa ditadura, é isso? O cara expressa sua opinião e vcs caem em cima assim? TOTAL imaturidade!
    É a 1ª vez q entro nesse Blog e to pasmo com os comentários acima. Mew, olha o nível desses comentários! Eu não conheço a esamc de Sorocaba, aliás, ñ conheço esamc alguma, mas posso dizer q pelo tipo d coisa falada pelos alunos de lá levo uma imagem bastante ruim da instituição, q ñ vou procurar jamais p coisa alguma.
    Vergonhosa a atitud desses alunos. Sério.

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente quero parabenizá-lo pela postura, que diferentemente do pessoal da ESAMC Sorocaba, você soube manter.
    Achei seu blog ao acaso, pois estava procurando justamente referências de LipDubs para usar de referência e montar um planejamento.
    Entendo toda a irritação do pessoal de Sorocaba, que tiveram um trabalhão e tudo mais. MAS, isso não justifica a qualidade do vídeo, que como você disse e eu concordo: "Já vi vários outros vídeos de LipDub de outras faculdades e achei que o da ESAMC ficou aquém dos demais, pois, por mais que a produção tenha ficado boa, não ficou atrativa, interessante, e muito menos inovadora. Além de repetir a música várias e várias vezes, os alunos apenas fizeram bagunça, não apresentaram nada de novo, nada que prendesse, de fato, a nossa atenção."
    Não estamos discutindo o trabalho que tiveram, se rolou homenagem pra professor que morreu e qualquer outra coisa, estamos discutindo o RESULTADO. E sim, o vídeo não mostra nada de inovador.
    Uma pena alunos de comunicação que te pedem pra estudar relacionamentos não saberem no mínimo receber críticas.
    Bom, meus parabéns novamente. Espero que não se abale com o ataque ridículo de quem não tem argumentos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Resumindo...se o vídeo fosse algo insignificante não teria tanta repercussão, seja ela positiva ou negativa.

    Tantos e tantos videos já lançados não foram tão comentados.

    Então, independentemente de bom ou ruim, criou polêmica e só isso acredito que já basta para a equipe que realizou. Para vocês os meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. RISADAS ETERNAS. o cara não gostou do video, beleza... ele querer divulgar para todos, ai já ta querendo aparecer. O motivo da indignação de todos é pelo fato dele não ter argumentos.

    E pior ainda esse ultimo anônimo que quer dar lição de moral dos alunos sem nem se quer colocar o proprio nome. Isso sim é uma atitude digna né?

    ResponderExcluir
  21. Aham, senta lá Claudia!

    ResponderExcluir
  22. Brother, bom-senso vale a todo momento.

    Você resolveu criticar um projeto que deu muito trabalho para ser feito, num momento onde a empolgação com o resultado era enorme.
    Você acha que não vai rolar uma certa revolta entre a galera que fez??
    Isso é totalmente normal. E saber lidar com crítica se aprende. Acho que a questão é outra. É saber lidar com o sucesso alheio. É saber lidar com a inveja.. ;)

    E outra coisa, a proposta do video vai diretamente em encontro com aquela música em específico. O video traz humor, felicidade e amizade entre a galera, e é isso que foi proposto.
    Então sua crítica inicial perde fundamento..

    ResponderExcluir
  23. Wagner,

    Você já se apaixonou? Sabe como é "irresponsável" tentar tratar com alguém apaixonado né?

    O que você está vendo são manifestações de alunos apaixonados por uma faculdade. O que está sendo expressado é uma coisa que estava morta em nossa faculdade. A união.

    Tu deu a opinião a respeito do vídeo e tratou os alunos como "bagunceiros". Não são. É paixão, brother. Algo, que, como um RP, um dia você vai ter que construir. O seu "consumidor" vai ter que se apaixonar pela empresa que você vai representar. Não é isso o que você aprende na faculdade? O RP tem a missão de ajudar na construção da imagem da empresa e de seus produtos. Estou certo? E a ESAMC conseguiu construir essa paixão.

    Aliás, já que você pegou uma parte da minha mensagem e "distorceu", cabe responder.

    A ESAMC perdeu um de seus maiores profissionais no ano passado. O jovem mestre Chiminazzo tinha quase 40 anos, mas era o nosso coordenador de curso e um professor amado.

    Desde sua partida, a faculdade entrou num silêncio absurdo. A saudade e o amor por ele foram expressos, ainda que de forma pequena, nesse vídeo.

    Concordo que a maioria dos profissionais de comunicação tem um ego carente de massagem, mas nesse caso é uma necessidade de defender a paixão. Digamos que estamos recém apaixonados pela faculdade.

    Pessoas com atitudes grosseiras existem aos montes por ai. Não use a nossa imagem para se promover, ok? Tentar pegar a "onda" agora, é tentar se promover.

    abraço,
    Renan Bolonha

    ResponderExcluir
  24. Lamentável a reação de algumas pessoas da ESAMC Sorocaba, inclusive PROFESSORES, que se mostraram incrivelmente desequilibrados com seus comentários em relação à críticas ( ou apenas um comentário) de um vídeo gerado para se postar na mídia social.
    O mais impressionante é como pessoas que estão cursando comunicação não saibam aceitar críticas ( construtivas ou não) e se mostram incrivelmente desequilibradas com as mesmas.
    Acho que direito de gostar ou não todos temos ou por um acaso ainda estamos na ditadura?: huahuauh

    Meu comentário resumido sobre o vídeo do pessoal de Sorocaba: Bem estruturado porém mal executado, para um vídeo da importância que o pessoal de Sorocaba quer dar, me parece gravado com uma sipmples cyber shot e editado quando muito em um movie maker.
    Valeu a intenção, todos sabemos que não é fácil gravar algo ''grande'', porém não venham me falar que esse vídeo merecia estar concorrendo ao Oscar!

    ResponderExcluir
  25. O que dizer sobre uma reação tão absurda de pessoas que por incrível que pareça já não estão mais no ensino médio?!
    Sinto vergonha por estudar na ESAMC e ver isso, inclusive de professores! (que, até onde eu sei, felizmente não dão aula na ESAMC Campinas).
    Entretanto, entendo que com professores como estes, os alunos não poderiam ter uma formação diferente.

    Outro problema dos alunos é a interpretação de texto, além da dificuldade de aceitar críticas!
    Não sei se sinto pena ou vergonha.

    ResponderExcluir
  26. aaah Kla bok memo e foda-se..

    No português pobre,e gramaticalmente incorreto parece que há mais chances de você entender. já que tem dezenas de comentarios pedindo isso em um português mais formal e você parece nao entender..

    ResponderExcluir
  27. agora entendi o pq do nível desses comentários e da reação...

    deve ter sido dos alunos do ensino médio do objetivo, é a unica explicação q encontrei para tal imaturidade.

    #Lamentável

    ResponderExcluir
  28. Legal saber do que você não gostou no vídeo, porque continua não fazendo sentido.. não vi nenhum lipdub que tivesse um sol brilhando, um urso da coca-cola, amaury dumbo + fred mercury prateado, um churrasco, uma piscina, etc, etc etc. Também gostaria de um exemplo de elemento inovador em algum lipdub, alguma inovação que fuja das produzidas no #LipDubEsamc.
    Quanto ao seu último comentário e sua pergunta sobre o que estão nos ensinando sobre lidar com a crítica, respondo que o mesmo que ensinam a vocês em Campinas, afinal você lidou com as nossas críticas da mesma maneira, ao meu ver. Aliás, como já foi mencionado acima, não duvido nada de estarem nos ensinando melhor (nota máxima no MEC). Mas isso é melhor deixar de lado, afinal acredito que haja MUUUUITOS bons profissionais na ESAMC Campinas, que não fizeram e nem fariam esse papelão.
    Ps: Eu não baixem o meu nível em nenhum momento, não costumo fazer isso. não me inclua nessa afirmação assim como não inclui seus colegas de faculdade em minha afirmação acima.
    Beijos, não pretendo retornar.

    ResponderExcluir
  29. Nota Maxima no MEC...

    UHUULLLL

    agora sim eu acredito em vcs, pq uma instituição tao bem credenciada como o MEC, dar nota MAXIMA..poxa, a ESAMC SOrocaba merece entrar na lista das 100 melhores Universidades do mundo.

    Viva O MEC q deu nota MAXIMA para a ESAMC Sorocaba...

    faz o favor...

    esse bando d Caipira ai de Sorocaba ta achando q é o q??
    nem predio proprio tem, tem q usar a do Objetivo...e vem querer bancar A MELHOR FACULDADE (até pq eles tiveram nota maxima no MEC né gente)

    galerinha da ESAMC ...aprendem um pouco, vao fazer um estagiozinho (só nao vai xingar o cliente caso ele nao goste do seu trabalho ta #FikDik)

    Esse bando de capial de Sorocaba é foda viu!!

    ResponderExcluir
  30. Amanda Chaguri

    qm nao volta, nao anuncia baby!!

    certeza q ela vai ficar apertando F5 esperando algum novo comentario!!

    ResponderExcluir
  31. Acho que esse blog nunca recebeu tanta visita/comentário. Queria causar e conseguiu amigo.

    ResponderExcluir
  32. Eu concordo com o Renan, quando diz que estamos APAIXONADOS pela faculdade, e que estamos defendendo ela com unhas e dentes! A ESAMC se tornou muito mais do que uma faculdade, construímos uma família muito unida e um astral maravilhoso foi criado. Acredito até que a parte mais importante do vídeo foi mostrar que somos uma equipe, não existe mesquinharia ou egoísmo, como vejo em outras faculdades.
    Em respeito a esse comentário preciso te agradecer, pois só afirmou o que nosso professor de vídeo (Alex) nos disse ‘’o sucesso só é certo quando existem comentários negativos’’, e você foi peça importantíssima para concluirmos isso. Além de postar em seu Twitter uma crítica, criou um post em seu Blog só para isso! Obrigada pela importância dada!!
    E para finalizar fazendo uma crítica construtiva aos seus comentários...
    1. Olhe no espelho antes de falar algo, pois você disse que não sabemos aceitar críticas, mas da mesma forma você e seus colegas(pelo que percebi nos comentários colegas de faculdade) também não aceitaram os comentários feitos aos mesmos(ex – Marra dizendo para estudar um pouco mais antes de falar algo, afinal você ainda não é formado e têm muito a estudar, e mesmo que fosse formado nunca se deve parar; ou até mesmo o do Calixto dizendo para que tentasse fazer algo antes de dizer, pois é muito fácil falar dos outros sem ao menos termos tentado fazer algo parecido) e saiba do que esta falando antes de comentar (ex – comentário do Renan a respeito da tristeza que a ESAMCSOROCABA estava passando pela perda de um profissional e uma pessoa incrível).
    2. Parabéns por defender sua empresa (ESAMC), sei que não é a mesma unidade, mas é a mesma empresa...e pelo que sei a função de um RP é encontrar um equilíbrio entre a imagem e a identidade de uma instituição, e a imagem que esta mostrando da instituição ESAMC é totalmente diferente da identidade.
    3. Aprenda a fazer críticas construtivas e não agressivas, pois a crítica que foi feita aqui foi totalmente agressiva. Você disse que é uma BAGUNÇA que foi feita, e isso foi dito apenas para provocar e não para dizer que poderia ser melhor.

    Ligia Lara

    ResponderExcluir
  33. Opa.11.Blz?espero que sim, pergunta?Ja viu varios?Onde/se esse foi o primeiro em se tratando de uma Facul.Vc estuda na Esamc Campinas Correto?..Entende agora seu comentário, a proposito, peça sua transferencia pra Sorocaba.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  34. É lamentável as atitudes dos professores da ESAMC Sorocaba, simplesmente lamentável.
    Com "profissionais" como esses a ESAMC Socoraca vai se dar bem ein!

    ResponderExcluir
  35. Com críticas ou não...galera....chega dessa história...o Lipdub da ESAMC Sorocaba ta fazendo sucesso. ISSO é o que realmente importa...em em 4 dias já temos quase 80 mil acessos...parem de comentar aqui e dar importância a esses comentários. Vamos ver o Lip Dub e "ABRIR A FELICIDADE".

    ResponderExcluir
  36. É o seguinte amigo ,o problema não foi o ato de não gostar..mas a maneira como você se expressou...."bagunça"...isso cheteia qualquer um.Crítica não é isso.Você como futuro RP deve saber como fazer um feedback.

    Até

    ResponderExcluir
  37. ai gente, chega de putaria.

    O vídeo está ótimo, foi uma vitória para a Esamc Sorocaba, pois haja trabalho pra produzir algo deste porte.
    Opiniões diversas sempre existirá, mas isso não diminuirá o esforço que vocês tiveram e nem a qualidade do trabalho apresentado.

    Chega dessa rixa ridícula.

    ResponderExcluir
  38. Não sei porque tanta discordia.
    Cada um tem sua opnião e seu gosto.
    Parece que o brother do blog é a maior autoridade em lipdub do mundo, e o senhor da razão.
    Curti muito o video e achei um dos melhores que já vi mesmo com os defeitinhos da cena.
    Abraço

    ResponderExcluir
  39. Nossa, gênio é esse João Carlos, deve ser uma excelente pessoa e tem pelas suas palavras tem um ótimo futuro profissional, Parabéns cara! Em pleno século XXI ter preconceito com o lugar que a pessoa nasceu, faço Esamc Sorocaba mas sou paulistano e ta certo, a Esamc tem sim a nota máxima pelo MEC, tudo que você disse é verdade! Abraço parceiro, continue essa ótima pessoa que você é!
    Léo

    ResponderExcluir
  40. MADUROS MESMOS SÂO ESSES BABACAS DESSES ANONIMOS!

    PÕE O NOME AII!!
    MOSTRA A CARA!!

    VAMOS VER SE AGORA ALGUEM ENTENDE...
    NO PORTUGUES CLARO!
    QUEM NÃO GOSTOU, VAI LÁ JUNTA 300 ALUNOS NUMA FACULDADE QUE TAVA SE SENTINDO UMA MERDA, ANIMA TODO MUNDO, GRAVA UM VIDEO DE 8 MNUTOS 6 VEZES, COM A MESMA ENERGIA... POSTA NO YOUTUBE, COM MENOS DE 4 DIAS CONSEGUE 100000 VIEWS... AI VC PODE COMEÇAR A CRITICAR, CASO CONTRARIO.. FICA QUETINHO.. PQ VC NUM TEM DIREITO DE FALAR DE ALUNOS E MUITO MENOS DOS PROFESSORES..
    CHEGA JA DESSA PUTARIA.. O BROTHER AI NUM CURTIU.. MAS, PELO MENOS 1484 CURTIRAM... ENTÃO.. VAMOS DEIXAR ESSA GALERA SE REMOENDO AI..

    ÓH... SUCESSO AII ESAMC CAMPINAS.. SUCESSO ESAMC SOROCABA, SUCESSO A NÓS APAIXONADOS NOVAMENTE PELA ESAMC SOROCABA... E MAIS AINDA.. A QUEM PARTICIPOU DO VIDEO!
    sucesso aii RP.... mas presta atenção aos momentos pras suas futuras colocações!! vai sere util isso!!

    (Y)

    ResponderExcluir
  41. Após mais alguns comentários, vou me manifestar novamente.

    Que fique bem clara uma coisa: minha crítica foi apenas e diretamente voltada à produção do vídeo, e reflete uma opinião pessoal.

    Os assuntos citados pelo pessoal que comentou: ESAMC Sorocaba X ESAMC Campinas, morte do profº Chiminazzo, inveja, desempenho no MEC... Enfim, tudo isso veio depois, jamais quis deixar tais assuntos implícitos e nem é do meu interesse discuti-los.

    Escrevi esse post no Blog porque achei interessante mostrar o caso sob a visão de RP, e não para atacar ninguém, gerar polêmica, ou criar discussão.

    Expressei minha opinião, sim! Não me rendo a uma possível Espiral do Silêncio, todos somos livres para isso e a mídia social demonstra isso. Todo comunicólogo deveria entender isso. Se todos pensássemos igualmente como iríamos evoluir? A crítica é necessária, e precisamos aprender a lidar com ela.

    Portanto, minha intenção nunca foi ofender ninguém. Continuo mantendo a ética em minhas palavras sem rebaixar ninguém e nem a mim mesmo. E continuo mantendo minha opinião sobre o PisDubESAMC, que possui seus méritos, mas que recebeu minha crítica, sim!

    De qualquer forma tivemos uma interação aqui, achei isso tudo MUITO interessante, e, por isso, agradeço pelos comentários de TODOS, sem exceção.

    ResponderExcluir
  42. Já ouviram aquele ditado: "Aquele que tenha ouvido que ouça". As críticas nos constrói, apontam novas opiniões, possíveis caminhos, aquilo que muitas vezes não conseguimos enxergar ao longo de um percurso. Como alunos e profissionais de comunicação, vocês deveriam no mínimo respeitar outras opiniões. Não é porque um vídeo tem 8 minutos ou 300 alunos em cena, que ele é o melhor. Pode ter sido trabalhoso, bem elaborado na concepção daquele que o fez, mas nem sempre as pessoas vão dizer que é o melhor, ou que não poderia ser diferente. Respeito a sua opinião Wagner!

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    Particularmente, adorei o vídeo, achei contagiante e muito bem feito! Vocês estão de parabéns, não foi por acaso que chegaram aos TT's!

    Sobre a polêmica que está rolando, minha opinião é de que vocês acabaram fazendo exatamente o que ele queria, que me parece era atrair mídia.

    Afinal, qual o sentido de alguém criticar destrutivamente (pois ignora o lado bom - e olha que esse vídeo tem muitos), enfatizando o que há de negativo e maximizando-o?

    Dizer que os alunos fazem bagunça E SÓ é simplesmente ignorar todo o trabalho por trás daquele produto, toda a emoção que ele causa, de forma simples, mas muito bem feita, com encaixes sensacionais, é menosprezar quem esteve de forma direta ou indireta envolvida ali. Uma atitude assim não poderia produzir outro resultado senão este: indignação e revolta!

    Mas quando digo que vocês fizeram o que ele queria, quero dizer que ao "baixarem o nível" da discussão (compreensivelmente, porque foram provocados em um momento bastante delicado)deram corda para toda essa polêmica e, claro, MÍDIA, revertida ao blog e ao seu autor. Aliás, é só observar os comentários, provavelmente a maior repercussão de qualquer post até hoje.

    Criticar pode. O que não pode é desrespeitar o esforço alheio.

    Essa é a MINHA opinião, fico muito feliz em ter a liberdade de expressá-la.

    ResponderExcluir
  44. Cara, você tem toda a razão no que diz. O vídeo ficou bem mais ou menos e parece que ninguém quer enxergar isso. Não adianta vir com esse argumento tosco de juntar 300 pessoas e fazer um vídeo ou faz melhor. Tem como se fazer melhor e tem muita coisa a melhorar. Se críticas não são bem vindas, azar de quem ouve. Criticar um erro de português também não faz o vídeo melhorar. O pessoal que posta em comentários deveria deixar de ser encimesmado e respeitar a opinião alheia.
    P.S. - Eu estudo na ESAMC Sorocaba. Engenharia Civil.

    ResponderExcluir